Redação
Com o passar dos anos, o homem foi aprendendo a viver em conjunto, a desenvolver o espírito de cooperação, solidariedade, pensar e agir de acordo com os próprios ideais, dando espaço para o mais sublime dos sentimentos, o amor. Através de brilhantes mentes varias ferramentas foram criadas, para facilitar a vida humana, como os meios de transportes, comunicação, equipamentos capazes de fornecer e armazenar imensa quantidade de informações, diminuindo assim os esforços do corpo e da mente.
Entretanto o amor foi sendo substituído pela avareza e vaidade, distorcendo valores éticos e morais, fazendo com que a nova geração cresça divorciada de toda moral e honestidade, amando somente a si próprio. A dependência humana dos meios tecnológicos os torna incapazes de desenvolver raciocínio próprio, alem de tornar artificial o relacionamento entre as pessoas, como também levá-las o ao comodismo do conforto, degradando o ambiente em que vivem através da poluição propiciada pelos meios de transporte e fabricas.
É preciso que cada indivíduo amadureça, desenvolvendo a capacidade de pensar e definir o que realmente faz sentido, vivendo livre da pressão social. Cabe aos pais e a escola enraizar todos os princípios morais nas crianças e adolescentes, dando lhe exemplo de vida a ser seguido em meio a tanta perversidade. Sobra ao estado o dever de incentivar a utilização de meios de transportes saudáveis e não poluentes, preservando assim a natureza e a vida.