Redação
As origens da Reforma Católica ou Contrarreforma podem ser bsucadas nos últimos anos do século XV, antes da Reforma Protestante. Em paises como Espanha e Itália, por iniciativa de Clérigos , foram tentadas medidas no intuito de restabelecer a disciplina eclesiástica e regenerar a vida espiritual .
Durante a Idade Media a Inquisição tinha por objetivo combater heresias e as seitas contrárias aos dogmas do catolicismo . A iquisição moderna , estabeleceu-se com mais força em Portugal, na Espanha e Itália a partir do século XV. Seu principal alvo eram os cristãos-novos , estavem envolvidos nas atvidades administrativas e comerciais dos reinos Ibéricos. O grupo gerava conflitos com os cristãos –velhos , eles eram vistos como uma ameaça á centralização política. Muitas mulheres eram consideradas pela Igreja bruxas ou feiticeiras, foram queimadas vivas ou enforcadas em cerimônias públicas chamdas auto de fé.
Por iniciativa do papa Paulo III , a Igreja Católica realizou um dos encontros mais importantes da epóca que foi o Concílio do Trento, ocorreu entre 1545 e 1563, teve como objetivo principal posicionar-se diante das críticas protestantes. Também teve as decisões tomadas, que as mais importantes foram a reafirmação dos dogmas católicos , a manutenção dos sacramentos , a comfirmação da transubstanciação , da hierarquia do clero e do celibato clerical.
A reforma religiosa impulsionada por Lutero e Calvino contribuiu decisivamente para a desestruturação das relações sociais predominantes no feudalismo, por que ao criar uma moral econômico-religiosa , permitiu a médio prazo a ascensão da burguesia no univerno econômico .
Os efeitos mais contundentes da Reforma Protestante foram a divisão da cristandade ocidental. A liberdade de culto, a livre interpretação das Escrituras e a substituição do latim pelas línguas locais nas cerimônias religiosas foram elementos importantes trazidos pela Reforma.