Redação
Universidade Federal de Viçosa
Manual de Redação Oficial
Sumário
1. ASPECTOS GERAIS
4
2. ESTRUTURA
7
3. CORRESPONDÊNCIAS
10
BIBLIOGRAFIA
16
2
Manual de Redação Oficial
APRESENTAÇÃO
A Comissão designada pelo Ato nº 00005/2001/PPO, de 2 de julho de 2001, composta por Maria de Lourdes de Carvalho, presidente, Ana Lúcia Ribeiro Cordeiro, Mauro
Pereira Baltazar e Sônia do Carmo Almeida, propõe a padronização da redação oficial da
Universidade Federal de Viçosa, revista e atualizada em seu conteúdo e forma, aprovada pelo
Conselho Universitário, em reunião de 266ª, em 20 de março de 2002.
A Comissão sistematizou e padronizou as correspondências como ofício ou ofício-circular, comunicação interna, comunicado, fax, declaração, atestado, certificado, portaria, ato, ata, procuração, requerimento e mensagem eletrônica, no sentido de orientar os usuários e facilitar a elaboração desses documentos.
Assumir este manual como seu guia de redação é uma tarefa árdua, uma vez que toda mudança, por melhor que seja, exige esforço para adaptação ao novo paradigma do chefe, da secretária, de todos. A adoção de uma redação moderna e objetiva também não foge ao caso.
No entanto, os resultados positivos – profissionalismo, economia de tempo e material – justificarão as barreiras que você terá de transpor.
A Instituição não sobrevive sem a palavra escrita. É dever de todos investir na comunicação. Se não investir na melhoria dos processos comunicativos, haverá comunicações que não comunicam, informes que não informam, relatórios técnicos perdidos em tecnicismo e cartas capazes de comprometer a própria imagem de eficiência e competência da Instituição.
A Comissão espera que estas instruções não venham a se tornar um fim em si mesmas, mas um instrumento de consulta, que busca facilitar e estimular a criatividade, além de melhorar a apresentação das correspondências,.
Vale ressaltar o apoio do professor José