Redação
BRIGA POR FRONTEIRAS - O Brasil influenciara um golpe de estado no Uruguai e o Paraguai - temendo a extensão do território brasileiro sobre o seu - declarou guerra ao Brasil. Formou-se, então, a tríplice aliança entre Uruguai, Brasil e Argentina contra o exército paraguaio. Um dos objetivos do império brasileiro era impedir que, por meio de acordo com o Paraguai, a Argentina ampliasse sua fronteira com o Brasil no estado do Mato Grosso, distante do Rio de Janeiro e, portanto, de difícil proteção.
Se tivesse seu território dividido como queria a Argentina, o Paraguai ficaria encerrado entre duas províncias argentinas (Missiones e Chaco), surgindo daí o medo de uma possível anexação do território paraguaio. Um dos fortes elementos que influenciaram a guerra foi a crescente desconfiança entre chefes militares e políticos brasileiros e argentinos, principalmente, nessa questão da divisão do território paraguaio.
No entanto, faltando dois anos para o fim da guerra, as forças de oposição chegaram ao poder, tanto na Argentina quanto no Brasil, o que acabou por acelerar o fim do conflito. Deu-se então profunda ação da diplomacia imperial brasileira para isolar a Argentina e levar o Paraguai à independência, pondo abaixo as intenções de ganho territorial argentinas.
Assim, o governo do Paraguai foi estabelecido, sendo sustentado pelo Império brasileiro, que acabou por transformar o país em um protetorado. O medo de que a Argentina pretendia anexar o Paraguai pode ser justificado ao analisar as proximidades entre os dois países: idioma (Guarani), moeda, cultura, constituição e sistema penal, por exemplo.
2. CONFLITOS NA EUROPA IRLANDA DO NORTE
DADOS PRINCIPAIS *Área: 70.285 km² *População: 4,47 milhões *Moeda: Euro *Governo: Democracia parlamentar *Cidade Principais: Dublin, Cork, Limerick, Galway e Waterford.
ECONOMIA *Produtos Agrícolas: trigo, cevada, beterraba, cereais e batata. *Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos e suínos.