redação
Texto/Contexto/Interlocutores
Talvez a maneira mais simples de definir a noção de texto seja dizer que é uma unidade de linguagem, de extensão variável, produzido a partir de um determinado contexto ou situação, que visa comunicar uma mensagem, através de um meio, de um locutor ou sujeito a um interlocutor ou receptor. Para isso, é utilizado um código comum aos interlocutores (locutor e receptor). Perceba que nessa definição houve referência a todos os elementos da comunicação, pois a existência de qualquer texto, seja oral, escrito ou visual, supõe todos os seis elementos da comunicação.
Descrever/Narrar/Dissertar
Tudo o que se escreve é redação. Elaboramos bilhetes, cartas, telegramas, respostas de questões discursivas, contos, crônicas, romances, artigos, monografias, descrições, narrações, dissertações, e-mails, enfim, várias modalidades de redação. Seja qual for a modalidade redacional, a criação de um texto envolve conteúdo (nível de idéias, mensagem, assunto), estrutura
(organização e distribuição adequada das idéias), linguagem (expressividade, seleção de vocabulário) e gramática (adequação à norma padrão da língua).
Geralmente as modalidades redacionais aparecem combinadas entre si, vamos, inicialmente, procurar definir os três tipos básicos.
Descrição
A descrição procura apresentar, com palavras, a imagem de seres animados ou inanimados captados através dos cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e gustação). A caracterização desses entes obedece a uma delimitação espacial.
Elementos predominantes na descrição:
a) Frases nominais (sem verbo) ou orações em que predominam verbos de estado
(ser, estar, parecer etc.).
b) Frases enumerativas.
c) Adjetivação, qualificando nomes.
d) Figuras de linguagem: recursos expressivos, em linguagem conotativa, como metáfora, metonímia, prosopopéia, sinestesia etc.
e) Referências às sensações, ou seja, das percepções visuais, auditivas, gustativas, olfativas e