Redação
Em 2014 o Brasil receberá um dos maiores eventos esportivos do Mundo, a Copa do Mundo de Futebol. Desde a sua candidatura o país respira o torneio que agora tem a segunda oportunidade de realizar, depois do “Maracanaço” em 1950, no qual a Seleção Brasileira perdeu na final do torneio para o Uruguai, e que todos sonham com uma final entre Brasil e Argentina no Maracanã, o maior clássico do Mundo do futebol. Contudo, por trás dessa rivalidade entre Brasil e Argentina e o desejo de vencer uma Copa do Mundo em casa há outros problemas e situações que devemos analisar.
Num primeiro momento, o Brasil sendo sede da próxima Copa gera empolgação e fanatismo exagerado para algumas camadas da população, que se esquecem ou não tem conhecimento do que é preciso para realizar um evento desse tamanho e o que se pode fazer com o dinheiro investido em uma Copa do Mundo.
Um dos aspectos que na minha visão torna o Brasil impróprio para um evento desse tipo é o sistema de transporte deficitário encontrado nas grandes cidades brasileiras que abrigarão jogos da copa do mundo. Metrôs, ônibus são insuficientes para atender à própria população, então imagina suportar os milhares de torcedores que virão para esse mega evento?!
Outro ponto em que o Brasil precisa melhorar e muito para ser capaz de atender a todos é em relação à rede hoteleira do pais, que claramente não atenderá à demanda para o período da Copa do Mundo. Esse despreparo inclui a falta de hotéis para os visitantes e delegações, localizações afim de facilitar a logística das equipes e torcedores devido ao trânsito caótico das cidades e também a falta de mão de obra especializada em línguas para atender as dezenas de milhares de estrangeiros que acompanharão a copa do mundo no nosso país.
Mais uma questão me chama a atenção, e cito um dos pontos mais críticos dos últimos anos no Brasil, a crise dos aeroportos. Definitivamente, nesse quesito não estamos nem