Redação o menino do pijama listrado
Resumo
Bruno é um menino de nove anos que mora em Berlim com a família e sabe muito pouco da vida além do que acontece fora de sua casa e escola. O que ele descobre logo no inicio do livro é que ele e a família terão que se mudar de Berlim, por conta do emprego do pai e ordens de seu chefe. Contextualizando, estamos na década de 40, em plena segunda guerra mundial o pai de Bruno é um militar alemão que responde diretamente a Hitler e a família muda para a casa vizinha ao campo de concentração. Com o passar do tempo Bruno vai se adaptando a nova situação descobrindo mais sobre a família, sobre a Alemanha e sobre os vizinhos que moram do outro lado da cerca e só vestem a mesmo traje. E é por acaso que em uma exploração das redondezas, Bruno faz amizade com um menino do outro lado da cerca que sempre veste um curioso pijama listrado. E essa amizade mudará a vida de ambos.
Na Alemanha nazista em plena Berlim na segunda guerra mundial havia uma família singular constituída por um menino chamado Bruno, sua irmã Grettel, seu pai um comandante alemão chamado Ralf, sua mãe, e a secretária doméstica chamada Maria. Certa feita eles tiveram que se mudar, pois o pai dele é um comandante e foi transferido para o centro de comando do campo de concentração.
E Bruno teve que deixar seus amigos e tudo que ele tinha, levou apenas seus brinquedos e seus livros de aventura só que nem ele, sua mãe, e sua irmã sabiam que residiam perto de campo de concentração e que lá aconteciam coisas horríveis e que era comandado por seu pai o comandante Ralf.
Bruno gostava de brincar era o tipo de menino explorador sendo assim certo dia ele seguiu uma trilha que o levou direto ao campo de concentração e lá ele conhece um menino judeu chamado Samuel que estava preso e que nas horas do trabalho ele se escondia atrás de sacos de areia para não trabalhar, pois o trabalho era muito pesado, então eles se conheceram e se tornaram amigos, eles tinham uma amizade muito