Redação
EXERCITANDO REDAÇÃO...
PROF. RAPHAEL COSTA
Licenciatura em Letras Vernáculas – UEFS;
Professor de Língua Portuguesa e Redação nos níveis Fundamental II, Médio e Pós-Médio.
INTRODUÇÃO
Desenvolver o método da escrita requer, antes de tudo, aptidões com a leitura. Quem lê bem, escreve bem. Mas a concepção de leitura não se enquadra na questão de quantidade de textos lidos, e sim na qualidade das leituras que se faz.
Este módulo tem como finalidade trabalhar com maneiras práticas de se estruturar um texto de modalidade dissertativo-argumentativa, que é bem prestigiada na cobrança e vestibulares, concursos públicos e demais seleções.
Sinta-se seguro o escrever, perca medo do papel e boas produções!
Atenciosamente,
Prof. Raphael
Para início de conversa...
As cobranças em seleções, de modo geral, buscam avaliar a capacidade do candidato em organizar ideias em um texto que aborde determinado aspecto social em que se exponha, normalmente, argumentos relacionados à temática em questão. Pontos importantes devem ser considerados e, além de leitura e prática, o candidato deve estar atento a eles.
CALIGRAFIA: não precisa ser bonita ou bem desenhada. Basta ser legível!
PROLIXIDADE: falar demais tira o foco de texto. Deve-se mostrar clareza e objetividade em relação ao que se quer dizer.
COERÊNCIA: o texto deve ter suas ideias relacionadas ao contexto extra-textual, para que o corretor não venha a discordar do que se está expondo.
GRAMÁTICA: por mais que falemos de um jeito e muitos achem as normas gramaticais padrão da língua difíceis de serem assimiladas, deve-se ter respeito a elas por questão burocrática.
LEITURA: somente escreve bem quem tem um banco de informações razoáveis sobre o tema. Para isso, é necessário estar em constante contato com a leitura e de olho nas atualidades.
ALGUMAS DEFINIÇÕES