Redação e Textualidade - Costa val
06 de Dezembro de 2013
1º TRECHO
R. No primeiro trecho as informações não têm ligações que possibilite um entendimento eficaz do mesmo. As ideias estão desarrumadas e não convergem.
“O hortelã possui uma coloração verde assim como o dólar, que por sua vez é moeda dos Estados Unidos. Essa nação é governada por George Bush, onde, segundo David Cooper, um antipsiquiatra, afirma que ele é louco. No entanto, essa profissão foi boicotada na Itália, país este que tem as igrejas mais lindas do mundo.”
2º TRECHO
R. Os termos desse texto estão desassociados, pois não permite relacionar itens do vocabulário pertinente a um mesmo esquema cognitivo. O texto é iniciado afirmando que a avó possui características marcantes, logo após, subtende-se um relato de quais são essas “características”, porém a uma quebra do raciocínio no meio do texto quando é citado que a avó mora longe.
“Minha avó tem um rosto com características marcantes. O cabelo e as sobrancelhas são grisalhas. Seus olhos são maravilhosos: azuis e brilhantes. Suas bochechas são enrugadas e rosadas. Seu nariz é um pouco arrebitado devido uma queda que tomou quando era mais criança. Seu queixo tem uma cicatriz proeminente e sua boca parece está sempre sorrindo. Mas, a minha avó mora em Vitória, e infelizmente não posso vê-la e admirar suas predicados com tanta frequência.”
3º TRECHO
R. É um texto, porém é explicito a falta de organização das ideias e do conteúdo histórico pertinente, além de faltar elementos para complementação do artigo.
“Atualmente o canal de Suez e o canal do Panamá são muito visitados pelos turistas. Ambos possuem histórias semelhantes. Primeiro por que, o Canal Suez, teve inicio com sua construção em 1859 e contou com ajuda da Companhia do Canal de Suez, empresa essa controlada pelos franceses. O Frances Lesseps que controlava a construção inicial dos dois canais precisou comprar