Redação sobre política
Depois de passar por varias fases aconteceu o movimento das Diretas Já, que uniu as pessoas num único objetivo, o da população ter direito ao voto para os seus governantes, então assim conseguiram eleger o seu primeiro Presidente da República em 1989 depois de anos de repressão ao povo.
Nós vivemos em um cenário onde o livre acesso a informação transformou o mundo em uma pequena comunidade. Cada cidadão tem participação intensa na realidade do outro, contraditoriamente encontramos-nos em um período de introspecção do ser, uma época onde o individuo se sobrepõe ao todo, e ao conjunto. É nesse contexto global que se encontra o questionamento do por que da falta de interesse do jovem pela política.
Todos deveriam contribuir para que os jovens sejam sujeitos de transformação da sociedade em que vivemos, pois a realidade é muitas vezes o medo, causado pelos acontecimentos na fase da ditadura ou mesmo do que pode acontecer ao entrar em choque com o sistema. Na época da ditadura, inúmeros estudantes foram mortos, torturados e extraditados, sendo assim alguns acreditam que o terror de algo desta magnitude se repetir gera um afastamento dos jovens, entretanto só os jovens têm capacidade e energia suficientes para assumir ou mudar os valores e práticas em constante construção pelas sucessivas gerações que vão assumindo o poder em cada formação social.
Os jovens precisam ser motivados, com bons exemplos, com histórias de decência, valores e princípios éticos, porém a mim parece que os partidos políticos se interessam apenas pela capacidade de mobilização dos jovens em épocas eleitorais, pois todo ano de eleições a mesma palhaçada se repete, com campanhas feitas para iludir o povo com projetos impossíveis e promessas vagas.
É mais que chegada a hora dos partidos políticos