Redação sobre manifestações populares: o gigante acordou?
Em junho de 2013, despertaram ondas de manifestações nos grandes centros urbanos. O povo protestava contra o aumento da passagem de ônibus, trem e metrô, mas depois esses protestos começaram a tomar mais intensidade, carregando cada vez mais pessoas e motivos para protestar. As pessoas iam para a rua com cartazes escritos: “O gigante acordou!”, mas será que realmente havia acordado?
O gigante pode ter acordado por um período de tempo, onde essas manifestações e a força do povo acabaram manipulando forças governamentais a realizar algumas exigências feitas pelo povo, como a derrubada da PEC 37 e a revogação do aumento das tarifas de transporte. Mas nos dias de hoje, as coisas por quais as pessoas lutavam continuam acontecendo, o Brasil continua na pobreza e na falta de acesso à saúde e educação. E os políticos que o povo elegeu, não movem “um dedo” para mudar essa situação. O gigante voltou a “dormir”.
Um dos grandes motivos que levou o povo aos atos de vandalismo foi o investimento de dinheiro público na Copa das Confederações. O Brasil deveria investir na Copa, pois ele era merecedor, mas, por outro lado, havia muito mais problemas a serem resolvidos, como o problema daqueles pacientes que estão esperando meses nos corredores dos hospitais por consultas resolvidas em cerca de uma hora. Para evitar o acontecimento dessas manifestações novamente, o governo deveria melhorar a saúde e a educação, distribuir cestas básicas para a população humilde, tentar controlar a violência do país por meio da instalação de câmeras de segurança ou até ingressar na menoridade penal. E já que o