manifestações populares
SERVIÇO SOCIAL
camila alves de ameida correia
manifestaçÕES popularES bRASILEIRAS
Goianésia-GO
2014
Camila Alves de Almeida Correia
Manifestações populares brasileiras
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina formação social, Histórica e Política do Brasil; Antropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social; Metodologia Cientifica.
Prof.:Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro.
Goianésia-GO
2014
Sumário
Introdução……………………………………………………………….04
Desenvolvimento………………………………………………….……05
Conclusão……………………………………………………………….07
Referências…………………………………………………………...…08
INTRODUÇÃO
Uma onda revolucionária, que posteriormente ganhou a adesão popular, começou a se propagar em boa parte do território brasileiro. As manifestações, que muitas vezes são encerradas com violência acarretadas por vândalos infiltrados, são ocasionadas por diversos fatores. No princípio, as mesmas eram motivadas pelo descontentamento do povo com o aumento do preço das passagens de ônibus, mas, com o tempo, Uma das bandeiras levantada o povo foi às ruas lutar por seus direitos, viraram uma luta contra os problemas sociais e a corrupção. A sociedade foi às ruas para pedir melhores condições de saúde, educação, não a PEC 37, que há poucos dias foi revogada, etc. E, além disso, o fim da corrupção, que segundo pesquisas, o Brasil perde cerca de 40 a 80 bilhões de reais com esse crime anualmente, recentemente intitulado como hediondo, sendo que esse dinheiro deveria ser destinado a benefícios à população.
DESENVOLVIMENTO
Promovidas inicialmente pelo Movimento Passe Livres. As marchas foram iniciadas devido ao aumento abusivo nos transportes, mas imediatamente tomaram outro foco: