2°relatorio de física 3
Figura 167
O circuito externo é ligado ao polo positivo do primeiro e ao polo negativo do último. As características dessa associação são as seguintes.
1. Intensidade da corrente Na associação em série, em qualquer parte do circuito a corrente tem a mesma intensidade. Se introduzirmos novos geradores, a intensidade aumenta; se retirarmos, a intensidade diminui. Mas para o mesmo número de geradores, ela tem o mesmo valor em qualquer parte do circuito. 2. Força eletromotriz Sejam as forças eletromotrizes dos geradores; , as energias fornecidas pelos geradores, durante um tempo t. Temos, de acordo com : (1)
A energia fornecida pela associação é igual à soma das energias que os geradores fornecem. Seja W essa energia total. Teremos: (2)
Suponhamos um gerador equivalente à associação, isto é, um gerador que fornece a mesma corrente I, e, durante o tempo t fornece a mesma energia W que a associação fornece. Para isso, esse gerador deve ter uma f.e.m. que chamaremos E que ainda não conhecemos, mas que deve satisfazer à equação: . Comparando com as relações (1) e (2), temos:
ou
Concluímos que na associação em série a força eletromotriz total, que é a f.e.m. do gerador equivalente, é a soma das forças eletromotrizes. 3. Resistência interna da associação Sejam , as resistências internas dos geradores. Como eles estão em série , a resistência total é igual a soma das resistências dos geradores.
Os geradores são iguais. Temos:
1o – As f.e.m. são iguais, isto é, . Chamando e à essa f.e.m. igual, resulta para a f.e.m. da associaçao: (n parcelas) ou
2o – As resistências internas são iguais, isto é,
Chamando à essa resistência interna igual para todos, resulta, para a associação:
b. Associação em paralelo de geradores iguais Estudaremos a associação em paralelo só para o caso em que os geradores são