Construção Civil e a Degradação Ambiental
Construção Civil e a Degradação Ambiental
SÃO PAULO
2014
O artigo abordado pelo nosso grupo trata de explanar sobre a construção civil e a degradação ambiental causada por ela. A construção civil é um dos ramos da engenharia que mais cresceu no Brasil, por isso tem um grande impacto em nosso PIB, mas por outro lado, é um grande gerador de danos ao meio ambiente.
Os impactos causados pela indústria da construção civil podem ser analisados em quatro momentos distintos, no primeiro temos um enorme impacto causado na extração dos materiais necessários, nesse cenário, o processo de mineração se mostra um dos grandes responsáveis por alterar aspectos como a fauna e a flora, assoreamento e mudança no curso de rios, além de que, as matérias-primas utilizadas, na maioria das vezes não são renováveis. Em um segundo momento, temos o impacto causado durante o processamento e fabricação desses materiais, que gera uma quantidade considerável de CO2 lançado na atmosfera. Posteriormente temos os danos causados pela execução da obra em si, que causa piora do tráfego urbano, ruídos e uma massiva quantidade de partículas e gases lançados no ar, tornando o ar nos arredores da obra extremamente poluído e danoso a saúde humana. Por ultimo, a disposição dos resíduos gerados por um empreendimento deste tipo é um dos maiores causadores de impactos atualmente, sendo que não há uma separação correta dos resíduos como, ferro, madeira, plástico, papel e etc. sendo assim, não há no final de uma obra uma destinação correta para este entulho e em muitos casos eles acabam em rios ou terrenos baldios, gerando a contaminação da agua, impermeabilização do solo, além de outros impactos que são extremamente complexos de serem revertidos.
Devido a grande importância da construção civil para o país, seria de extrema importância que se investisse em novas tecnologias e novos materiais que fossem renováveis e sustentáveis, porem para isso é preciso derrubar barreiras,