Redação sobre Biotecnologia
Sendo assim, a biotecnologia pode ser explicada como um estudo geral sobre a vida que visa preservar o nosso planeta. Uma definição mais ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadra um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, etc.). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante ou cultura de tecido.
Em relação à saúde humana, a aplicação da biotecnologia é utilizada no desenvolvimento de novas vacinas, hormônios, medicamentos e antibióticos. Há também muito dinheiro investido na biotecnologia atual, na esperança de que sejam descobertos remédios milagrosos para a cura de doenças como a Aids, o tratamento de diabéticos através da Insulina humana é hoje uma conquista dessas pesquisas e a Terapia Genica onde visa o tratamento de uma doença, em especial doenças hereditárias, é um método que visa a substituição de genes defeituosos por genes normais.
Em relação à agricultura, temos o desenvolvimento de plantas transgênicas que podem ser mais nutritivas, que necessitem de menos agrotóxicos e que sejam mais resistentes às pragas, reduzindo o uso de inseticidas. Depois de um tempo também se obteve os animais transgênicos.
Um dos fatos mais comentados é a clonagem, o termo “clonagem”, hoje já incorporado ao cotidiano das pessoas, significa a formação de indivíduos geneticamante idênticos a partir de células ou fragmentos de uma determinada matriz. Clone deriva do grego klón, que quer dizer “broto” e pressupõe, portanto, a existência de um indivíduo gerador, e a ocorrência de reprodução assexuada.
A