Redação publicitária
- Exórdio é a introdução do discurso, deve chamar a atenção para o que se pretende dizer – vai levar o público-alvo a fazer algo ou deixar de fazer.
- Narração é a parte do discurso em que se mencionam os fatos conhecidos, sem prolixidade, é onde o assunto se desenvolve.
- Provas devem ser demonstrativas. (podemos usar o passado como exemplo para o futuro – repeti-lo ou evita-lo).
- Peroração é a parte final e é divido em quatro partes.
1ª – trazemos o ouvinte para o nosso lado
2ª – ampliamos ou atenuamos o que foi dito
3ª – mexemos com a paixão dos ouvintes
4ª – recapitulamos, retomando o que já foi dito e reforçando a idéia central.
O texto publicitário possui uma estrutura muito parecida com esta.
O TÍTULO É O EXÓRDIO. Chama o leitor para o anúncio e o faz ler inteiro.
O desenvolvimento é a narração e as provas, ou seja, onde a idéia do anúncio é desenvolvida. O título precisa ser envolvente, chamar a atenção do leitor não só para si, mas instigá-lo a ler todo o resto do texto em questão.
O FECHAMENTO OU CONCLUSÃO é o que Aristóteles coloca como PERORAÇÃO, concluindo a idéia central do anúncio, levando a ação e comumente retomando o que foi dito no título, corroborando para o que chamou à leitura.
Conceitos e assinaturas costumam ser as partes mais complicadas de se desenvolver em uma peça, porque em geral, precisam ser sucintas e refletir tudo o que se pretende comunicar com a campanha ou peça publicitária.
O slogan é uma parte muito peculiar das peças publicitárias.
CARACTERÍSTICAS DO SLOGAN: O slogan é uma máxima ou frase curta, concisa, marcante. É expressão concentrada que sugere uma idéia, expressão enfática, simples, resumida e dinâmica. Ser positivo, ser breve, ser compreensível, preciso, fazer uso do vocativo, ser incisivo, ser rítmico, ser simpático, sempre chamando a atenção.
O MODELO APOLÍNEO (de Apolo – deus da profecia), definido por João Carrascoza como aquele