Redação Publicitaria
O livro é dividido em 13 tópicos, além do Prefácio, que de forma simplificada tenta alertar e ensinar a um redator, ou possível aspirante da área, sobre o poder da palavra em sua profissão nos diversos tipos de anúncios publicitários que ele está apto a criar. O primeiro tópico fala apenas do começar de qualquer trabalho: a palavra, desde seus primórdios à sofisticação, com o processo de persuasão. Processo este muito trabalhado na profissão de um redator, que, na realidade, encara todas as profissões em uma só. Embalado nas palavras, vem o segundo tópico, tratando da diagramação, tarefa do diretor de arte, mas que também deve ser dominada pelo redator, pois ele precisa compreender a hierarquização das informações contidas num anúncio.
Neste segundo tópico, inclusive, é relatada a diferença de uma diagramação
“por igual” – bastante praticada por muitos alunos de publicidade – e uma diagramação onde há espaço em branco, fazendo o consumidor pensar, ou seja, um branco que significa um espaço para leitura e raciocínio da peça publicitária.
O terceiro tópico – “Título” – aborda suas diferentes funções, sobretudo em três tipos de anúncios: 1+1=1, que é tido como um formato mais voltado ao segmento populacional com menor nível cultural, pois se trata de duas mensagens com um mesmo significado; 1+1=2, o formato mais comum em publicidade, onde o