Redação - Concurso Policia Militar SP 2013
Em primeiro lugar, devemos atentar ao fato de que aquele que obtêm o conhecimento das artes marciais, não necessariamente irá tornar-se uma pessoa agressiva. Principalmente porque, em sua grande maioria, os ensinamentos destas artes focam, quase sempre, no controle físico e mental. Esse controle, muitas vezes escassos no adulto ou jovem-adulto contemporâneo, permite uma melhor tomada de decisão nas situações cotidianas, onde a pessoa, encontra-se sob fortes descargas de Stress. Assim, a atividade desportiva, independente de qual seja, sempre será uma fonte de auxílio no controle das emoções, pois permite à pessoa a definição de metas pessoais e consciência de seus limites.
Em segundo lugar, o conhecimento de técnicas de defesa pessoal, que está presente nas principais artes marciais oferecidas no país, é de extrema importância para os jovens e crianças de hoje. Com constante aumento no número de casos noticiados de agressões entre jovens, principalmente dentro do ambiente escolar, estes mecanismos são necessários para que este jovem saiba repelir uma agressão ou qualquer outro ato de violência, a fim de preservar sua integridade física ou de seus colegas. Nos meios onde são aplicadas técnicas como o Kung-Fu o esportista encontra seus valores e descobre o valor da vida.
Em último lugar, o esporte que atrai a atenção do jovem, deveria servir como incentivo na formação de sua personalidade. Assim como há em outros países, em que o jovem é recompensado por instituições educacionais, através de bolsas de estudo, por estar dedicando-se a atividades esportivas. Além disso, muitos desses esportes eram, vez ou outra ainda são, considerados violentos. Como é o caso do