REDAÇÂO
Introdução:
Apresente o tema evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
Desenvolvimento
Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
Conclusão
Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação. Revise o texto:
Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão. Preste atenção se não existe alguma frase sem sentido perdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias. Passe o texto a limpo:
Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.
O Brasil é um país tão extraordinário que, às vésperas da comemoração dos seus 500 anos, descobre-se que a validade histórica de tal celebração é assaz duvidosa. Querelas históricas à parte, é certo que merecemos um balanço de nossa existência, tenha ela os quinhentos anos cabralinos ou não. É certo também que tal balanço deve considerar os imensos contrastes brasileiros, em ordem a decidir qual é a imagem mais pertinente desta terra; se é o éden preconizado pelo ufanista Afonso Celso ou a nova Roma – banhada em