Instituições financeiras e Mercado de títulos.
05/06/2013
Temas:
Instituições financeiras;
Mercado de títulos.
Instituições financeiras
As Instituições Financeiras são instituições cuja função principal consiste em captar poupanças, canalizando-as para a atividade produtiva através da concessão de créditos.
Com efeito, alguns agentes económicos, como por exemplo, as empresas e a Administração Pública, não conseguem poupanças suficientes para fazer face à totalidade dos investimentos que necessitam de realizar no decurso da sua atividade, pois a sua capacidade de gerar poupanças é inferior ao nível do seu investimento.
Continuação…
No entanto, outros agentes económicos, como as Instituições
Financeiras e particularmente as famílias, têm uma poupança líquida positiva, pois após terem financiado os seus próprios investimentos dispõem ainda de capacidade financeira, ou seja, possuem excedentes de receitas que lhes permitem uma acumulação de poupanças. Assim, as empresas, para financiar os seus investimentos, recorrem frequentemente a fundos de fora da empresa, isto é, recorrem ao financiamento externo.
De facto, são poucas as empresas que possuem capacidade de financiamento interno, ou seja, capacidade para, com o seu próprio capital (auto financiamento), garantir a execução de projetos de investimento, de modernização e reconversão da sua atividade económica. …
Logo, o recurso ao crédito externo, por intermédio das Instituições Financeiras, assume um papel fundamental no financiamento da atividade económica. As
Instituições Financeiras desempenham, assim, um papel de intermediários entre os agentes que necessitam de financiamento (investidores) e os que têm excedentes a esse nível (aforradores).
Estas diferentes transferências de capitais entre os agentes económicos realizam-se através do Sistema Financeiro. As instituições que constituem o Sistema Financeiro
Português são:
No primeiro grupo, as Instituições de Crédito:
- Autoridade Monetária (Banco de