redaçao
O que devemos nos perguntar e discutir na verdade não é a diminuição da responsabilidade, e sim o que leva o jovem a cometer os crimes, quais problemas que esse jovem ta passando ,o que falta para ele para que ele não roube,assalte,mate, e quais serão as consequências se diminuirmos a responsabilidade penal.
Em vez de discutirmos esse problema tão superficialmente,deveríamos protestar por mais investimentos nas áreas de Educação, Esporte e Lazer. Para que os adolescentes e jovens desfrutem de melhores condições de vida para fugir dos atos chamados como fora das leis.Além disso fazer fortes investimento na geração de empregos para os jovens, que muitas vezes buscam a criminalidade por uma falta de oportunidade no mercado de trabalho
Reduzir a maioridade penal não irá reduzir a participação de menores no crime, ou acabar com a impunidade e a violência no país. É uma medida ilusória que contribui para que tenhamos criminosos profissionais cada vez em idade mais precoce, formados nas cadeias, dentro de um sistema prisional arcaico e falido. Será que colocar pessoas com 14 ou entre 16 e 18 anos na prisão irá diminuir a criminalidade violenta? É, de fato, na redução da maioridade penal que reside a resposta social e jurídica mais satisfatória que podemos adotar quando crimes são cometidos por jovens com menos de 18 anos? O que significa e quais os resultados para nossa sociedade ao colocar mais gente jovem dentro do sistema prisional?