redaçao
REDAÇÃO 1 – TEMA: POLUIÇÃO: UM ENTRAVE À SUSTENTABILIDADE DO MEIO E À SOBREVIVÊNCIA HUMANA.
T1 – Poluição de rios
T2 – Efeitos da poluição das águas, dos solos e do ar
T3 _ Esgotos e lixo nas praias cariocas
A poluição constitui grave ação para o meio ambiente e, consequentemente, para o homem. Os males que causa aos solos, às águas e às populações são muitas vezes irreversíveis. (3 linhas)
Em países como o Brasil, a maioria das cidades não dispõe de lixeiras suficientes nas ruas, avenidas e outros espaços públicos. A situação se agrava quando se percebe que, mesmo naquelas que se excetuam desse quadro, grande parte da população não tem ainda a educação adequada para usufruir desses recursos. É comum ver calçadas e terrenos baldios cheios de lixo e ruas sujas, com bueiros obstruídos por resíduos; bem como lixões nas zonas periféricas. Nesse contexto, os resultados não são só o incômodo do mau-cheiro nem a poluição visual, mas também o alto índice de doenças infecciosas e respiratórias. (10 linhas)
Nos países de todo o mundo, outro quadro agrava a poluição: a excessiva emissão de gases, pela qual são responsáveis principalmente os veículos e as indústrias. Essa emissão agrava o aquecimento global, altera os climas, prejudica a agricultura e, consequentemente, reduz a produção de alimentos. O planeta se transforma devido a ela, pois derretem-se as geleiras, aumenta o nível dos oceanos, reduzem-se a fauna e a flora, alteram-se a cadeia e a teia alimentares. Mais uma vez, é o homem que sofre as consequências ruins de suas próprias ações. Já se discute a previsão do tempo que lhe resta para viver sobre a Terra em condições salutares. (10 linhas)
São necessárias, portanto, ações urgentes e efetivas contra a poluição. Além do investimento na logística urbana, do rigor indispensável para se fazer respeitar o ambiente e da opção por energias limpas, entre outras, urge a educação das sociedades. Estados,