direito e legislação
Movimentação de materiais é a arte e a ciência do fluxo de materiais, envolvendo a embalagem, movimentação e estocagem. Levando somente em conta o transporte dos mesmos, pode-se afirmar que geralmente é uma tarefa que demanda grande esforço.
O desenvolvimento e aprimoramento das máquinas de transporte tem por objetivo promover a redução de custos, um aumento da capacidade produtiva e a melhoria das condições de trabalho. A redução de custos será realizada através da minimização da mão-deobra pela implantação de equipamentos mecânicos substituindo o trabalho braçal, exigindo menos esforço físico e reduzindo os tempos de deslocamento assim como os custos referentes aos materiais, pela melhor estrutura de acondicionamento e uma movimentação mais eficaz diminuindo o índice de perdas. Já o aumento da produção será conseqüência de uma racionalização dos processos de movimentação e estoque, o que permitirá maior rapidez na chegada dos materiais até as linhas de produção assim como permitirem um melhor acondicionamento do produto e uma máxima utilização do espaço na área de estocagem, com liberação de área produtiva e também um sistema de armazenagem mais eficiente.
A escolha dos equipamentos específicos para cada tipo de material a ser transportado pode contribuir para uma melhor execução desta tarefa. Com o avanço tecnológico e a necessidade de otimização do tempo industrial (pela automação dos processos) verifica-se que equipamentos mais modernos e sofisticados são introduzidos no mercado, e a escolha dos mesmos depende de muitas variáveis, como o custo, o produto a ser manuseado, a necessidade de mão-de-obra especializada e espaço fabril disponível.
Com a utilização de máquinas para a movimentação de materiais, obtém-se maior segurança no ambiente de trabalho, fazendo com que o risco de acidentes de trabalho com funcionários fique reduzido. Outro benefício aparente é a redução da fadiga, já que à medida que o homem emprega a máquina para realizar o