Trabalho Leis Códigos e diretrizes da psicopedagogia.
Curso: Psicopedagogia Clínica.
Professora: Fernanda Lima.
Aluna: Ana Flávia Ferreira de Lira.
TRABALHO 2
Caruaru, 15 de Junho de 2013.
1. Perfil profissional do psicopedagogo.
O trabalho do psicopedagogo é atuar na aprendizagem humana, diagnosticando causas de problemas nas variadas aprendizagens, dentre elas a escolar e intervindo, de forma específica e especializada com cada indivíduo em sua totalidade, promovendo o seu desenvolvimento integral, o que permite a ele construir o conhecimento.
TIPOS DE ATENDIMENTO:
Clínico: Profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico. Por meio do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA, anamnese.
Empresarial: Designa as atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizadas dentro das empresas. O termo foi cunhado pela professora Maria Luiza Marins Holtz.
A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas tem objetivo semelhante em relação às pessoas, principalmente nos tempos atuais.
Uma Empresa sempre é a associação de pessoas, para explorar uma atividade, liderada pelo empresário, pessoa empreendedora, que dirige e lidera aquela atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos.
Escolar: A Psicopedagogia tem se apresentado multifacetada, sob a influência da Psicologia e da Pedagogia. Esta área de atuação também permite aos profissionais a análise do processo de aprendizagem do ponto de vista do sujeito que aprende e da instituição que ensina, no que tange a seu decurso normal ou com dificuldades. Contribuir para o crescimento dos processos da aprendizagem e auxiliar no que diz respeito a qualquer dificuldade em relação ao rendimento escolar, também é do âmbito