Redacao
Professor: Rodrigo Portari
Aluna: Gilberto Freitas”
Agenda
Como vimos no texto, cada veículo possui uma agenda de acordo com vários interesses.
Tem assuntos que são abordados em alguns veículos e em outros não. Cada veículo aborda o assunto de uma determinada maneira, nenhum segue o mesmo esquema que o outro, mesmo que os jornalistas estejam no mesmo local do acontecimento, o trecho do livro explica um pouco o que quero dizer.
“ (...) Ele lembra que, se as notícias viajam em bando, os jornalistas também. Esses jornalistas certamente não pertencem a um único veículo e a percepção de bando de repórteres cobrindo um mesmo acontecimento faz ver que essa imagem, menos que um comentário contextual ou supérfluo, aponta para uma característica fundamental do modo de produção jornalística. Longe de ser fruto de um jornalista solitário em busca do furo, a notícia é resultado de um esforço coletivo para o qual contribuem agentes diversos, dispersos espacial, hierárquica e fisicamente e advindo inclusive da concorrência.”
No texto fala sobre a evolução da agenda, com o tempo ela foi melhorando, vimos também que cada autor citado, tem uma opinião diferente sobre a agenda.
A agenda como vimos no texto, é o jeito de abordar o mesmo assunto mas de formas diferentes, cada meio procura aquele “furo” que se encaixará melhor em seu meio assim definindo quais notícias serão discutidas ao longo de sua edição e quais não serão.
Os jornais hoje em dia, tem sua própria agenda, mas nenhum segue a mesma, cada veículo faz a sua, baseado nos seus interesses e de que forma ele lida com cada acontecimento, fazendo assim seus “seguidores” serem as vezes distintos de leitores de outros tipos de mídia.