Reda O Primeira Guerra Mundial
Os problemas que causaram essa guerra começaram no final do seculo XIX, com a formação dos estados nacionalistas e com o imperialismo exercido pelas grandes potencias da epoca. O nacionalismo era a forma que os governos acharam de incentivar as pessoas a se alistarem no exercito para defender a patria, assim conseguiam aumentar rapidamente seus exercitos ganhando grande poder belico. Esse discurso tambem era utilizado para incentivar a expansão territorial e a unificação de países com mesma etnia, dizendo que precisavam se unir para manter a autonomia das etnias. Um exemplo foi a unificação da Alemanha com a Prussia usando como principal motivo a rivalidade com a França.
O imperialismo foi um fator causado pela revolução industrial que trouxe importantes avanços para economia, os motores a combustão e as maquinas eletricas. As indústrias mais importantes extraiam petróleo, fabricavam aço, máquinas e navios. A expansão economica começou a incentivar as expansões territorias e os dominios sobre outras regiões para que pudessem aumentar o mercado consumidor de seus produtos.
Os países imperialistas colonizaram vastas regiões na África e na Ásia e justificaram as suas ações baseadas no racismo (“raça branca merece dominar as demais”), etnocentrismo (“brancos civilizados levam progresso aos povos primitivos”), darwinismo (“nações mais fortes sobrevivem e mais fracas, não”).
No começo do século XX, a indústria alemã estava ultrapassando a inglesa. Tanto alemães quanto ingleses não queriam competir no mercado e para acabar de vez com a concorrência, seus governos decidiram que uma guerra seria muito bem-vinda. Para isso o uso da imprensa foi muito utilizada para convencer a população de que seria realmente necessaria.
Esses fatores levaram a