red bull
O austríaco Dietrich Mateschitz, durante uma viagem de negócios a Tailândia, enquanto executivo de uma empresa alemã, experimentou a Krating Daeng (que significa RED BULL em inglês), inventada por Chaleo Yoovidhya. A bebida era muito popular entre os motoristas de táxi. Um taxista que foi buscá-lo no aeroporto confirmou: “um copo disso e seu cansaço vai embora”. Com uma boa idéia na cabeça Dietrich levou uma amostra do composto. Uma bebida que continha, entre outras substâncias estimulantes, inositol, cafeína e taurina. A bebida causava furor naquele país e Mateschitz imaginou o sucesso que faria na Europa, onde não era conhecida. De regresso à Áustria, levou consigo uma pequena amostra dos compostos e uma ideia na cabeça. Surgia assim a bebida energética Red Bull e uma nova faceta de Dietrich Mateschitz, a de empresário.
Então a tarefa agora era a aprovação para comercializar a bebida, pois se tratava de um produto com uma dose de cafeína três vezes maior que o refrigerante comum. Depois de três anos de espera a licença para a fabricação do produto no país foi aceita, então surgiu uma bebida energética gaseificada chamada RED BULL, lançada em 1987 no mercado austríaco.
Dietrich Mateschitz contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas pequenas e diferenciadas, o rótulo tinha duas cores (azul e prateado). A Red Bull foi a primeira a utilizar no mercado o termo “Energy drink”. Foram vendidas 1 milhão de latas e o produto chamou a atenção e a curiosidade das pessoas. Mas com o sucesso surgiram dúvidas sobre o novo produto, o que levou a testes científicos e pesquisas médicas. Estudos confirmaram os efeitos positivos do