nichollas Jansen
O controle adequado da função muscular requer não apenas a excitação do músculo pelos neurônios motores anteriores da medula espinhal, mas também a retroalimentação contínua da informação sensorial de cada músculo em cada instante. Para fornecer essas estas informações os músculos e seus tendões são supridos abundantemente com dois tipos de receptores: os fusos musculares e órgãos tendinosos de Golgi, (GUYTON; HALL, 2006).
Por isso, que esses receptores favorecem as ações reflexas somáticas na espécie humana, que em condições normais indicam que as estruturas do arco reflexo, como: receptor, via aferente, centro de integração, neurônio eferente e efetuador, estão intactas, (GUYTON; HALL, 2006).
Nesse contexto o objetivo dessa aula prática é estudar algumas manifestações reflexas somáticas
2 METODOLOGIA
(VIDE ROTEIRO DE PRÁTICA)
3 RESULTADOS
3.1 REFLEXO PLANTAR ALUNO PRESENTE AUSENTE INTENSIDADE
4 DISCUSSÃO
Os músculos e seus tendões são supridos abundantemente com dois tipos especiais de receptores: os fusos musculares, que estão distribuídos no ventre do músculo, e os órgãos tendinosos de Golgi, que estão localizados nos tendões musculares e transmitem informação sobre a tensão do tendão, (GUYTON; HALL, 2006).
Os sinais desses dois receptores são inteiramente ou quase inteiramente para o controle intrínseco do músculo. Eles operam quase completamente a um nível subconsciente. Mesmo assim, eles transmitem uma quantidade enorme de informação não somente para a medula espinhal, mas também par ao cerebelo, e mesmo para o córtex cerebral, auxiliando cada uma dessas regiões do sistema nervos no controle da contração muscular, (GUYTON; HALL, 2006).
O reflexo patelar é um método usado para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento. Esse reflexo pode ser induzido,percutindo-se no tendão patelar com um martelo de reflexo, isto instantaneamente estira o músculo quadríceps e ativa o reflexo de estiramento