sedentarismo
O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crónicas e distúrbios cardíacos. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta umas vezes e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.
O Sedentarismo é classificado como uma doença e atinge cada vez mais pessoas no mundo. Uma das principais causas são as modernidades que encontramos atualmente, pois o conforto acabou tomando conta das pessoas e cada vez não damos conta disso e mesmo sem saber a população acaba ficando acomodada. O sedentarismo pode ainda acelerar o envelhecimento. A pratica da atividade física traz benefícios à saúde, como:
Ajuda a controlar o peso;
Diminui a pressão sanguínea;
Reduz o risco de desenvolver a pressão alta;
Diminui o risco de desenvolver doenças, como a diabete;
Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis;
Ajuda a prevenir e diminuir a obesidade;
Promove o bem-estar.
Natação
A natação é um dos esportes mais completos e mais acessíveis a todo o género de pessoas; bebés, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea.
A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigénio. Isto faz