Recusros hidricos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
DAVID RAMON ERTEL
Priscila Rigo
BAcia Rio forqueta e fão Terra de Campings
Pouso Novo
2011
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA
O município de Pouso Novo pertence à sub-bacia do Rio Fão/Forqueta, e esse faz parte da bacia Taquari-Antas, sendo todo o seu território rico em sangas, arroios, córregos, fontes naturais e poços artesianos, cuja água é usada principalmente para consumo humano, de animais, como também, criação de peixes de várias espécies, abastecimento de açudes e áreas de lazer instaladas em suas margens.
Dentre os rios destaca-se o Fão e Forqueta, que possui como afluentes os Arroios Canhada Funda, Arroio da Gruta, Arroio Costa do Fão, Arroio Medorema, Arroio Jose bonifácio Arroio Canhada Funda , Arroio Modesto, Arroio Dudulha, Arroio Lajeadinho, Arroio Tigre, Arroio Leite e Arroio Brabo.
Existem sangas intermitentes que abastecem o município como sanga arroio leite, braço do arroio dudulha entre outros de menor significado.
Além dos recursos hídricos citados acima possui barragens, fontes, vertentes, cascatas, olhos d’água, banhados, e aproximadamente 40 propriedades com açudes para piscicultura que são repensáveis pela comercialização de peixes.
Ao longo de suas margens encontram-se muitos campings e áreas de lazer, tais como: Camping do Umbu, Camping do Irineu, Camping do Germano, Camping Palm e Hepp, entre outros. O que o torna muito procurado por turistas durante o verão. A maioria destes campings tem acesso pela BR 386. Os demais o acesso é pela rodovia RS 130.
O Rio Forqueta é menor em comprimento e volume de água que o Arroio Fão, na junção dos dois, próximo a BR 386 KM 309. Entretanto, o rio continua com a nomenclatura de Rio Forqueta, provavelmente um