Recursos tecnológicos disponível para alunos cegos
Unidade IV – Práticas Educacionais Inclusivas
Atividade 4 : Pesquisa sobre recursos tecnológicos disponíveis para produção de material para alunos com problemas visuais Aluno: Jesseane Andréa Gualberto Prazeres.
Turma: 28 - Tutora: Magda Cristina de Almeida Prado
Data: 20/08/2010
PESQUISA
Conforme estudado nesse módulo, as concepções de aprendizagem norteiam o trabalho educacional para alunos com deficiência visual, onde o mais importante é definir o tipo de intervenção pedagógica indicada para cada caso apresentado. Diante do exposto, é importante saber que existem vários tipos de deficiência visual, assim, faz-se necessário identificar a etiologia das doenças e os recursos necessários para amenizar seus efeitos. Para Rodrigues e Barni ( 2009, p. 8835)
A tecnologia na educação não é um sistema que se possa moldar sobre um sistema convencional educacional, mas uma forma de combinar fatores de produção da educação (construções, equipamento escolar, corpo docente, meios de comunicação, procedimentos de aprendizagem e instrução, computadores, rádio web, televisores etc.). Para atingirmos os objetivos específicos, a fim de se produzir uma educação eficaz, isto é, que provoque aprendizagem.
Assim, na perspectiva de uma educação inclusiva faz-se necessário que os recursos tecnológicos sejam utilizados como instrumento facilitador de aprendizagem onde, o aluno cego ou com baixa visão construam seus conhecimentos.
São vários os equipamentos e materiais didáticos existentes para facilitar o processo ensino aprendizagem dos alunos com deficiência visual:
* Bengala * Gravador * Materiais didáticos ampliados ou em alto relevo * Impressão em Braille * Lupas * Telescópios * Teclados especiais, * Software com acessibilidade * CD digital, com os quais realizam a leitura com a ajuda do Software Jaws e DOSVox.
Mediante tais equipamentos, deve-se observar a realidade de cada