Recursos naturais renováveis e não renováveis
Um recurso natural renovável é um recurso natural que pode ser recolocado na natureza ou se regenerar através de processos naturais a uma taxa equivalente ou maior em que o consumo humano. Suas fontes podem ser feitos de Radiação solar, ondas do mar, ventos e hidroeletricidade. A biomassa e a energia geotérmica são exemplos de recursos naturais renováveis.
Os recursos naturais são determinados elementos da natureza que serão transformados em bens para atender às necessidades das pessoas. Há recursos como a água, que apesar de muitas pessoas pensarem ser um recurso não renovável, uma vez que está a esgotar-se devido ao excessivo consumo humano, é na verdade um recurso natural renovável, pois a água está constantemente repondo-se na Natureza (Ciclo da água) e os recursos hídricos são considerados recursos renováveis. Um Recurso Natural Renovável é aquele recurso que, normalmente, não se esgota facilmente devido à rápida velocidade de renovação e capacidade de manutenção.
Recursos naturais não renováveis
Os Recursos Naturais Não Renováveis são todos aqueles elementos que não podem ser reutilizados, ou seja, não podem ser renovados, regenerados.
Os recursos naturais não renováveis se encontram na natureza em quantidade limitada e com o consumo acelerado desses elementos pelo homem, os recursos podem se extinguirem. Alguns exemplos de recursos que não se renovam são: o ferro, o manganês, o petróleo, o carvão, o urânio, o estanho, a bauxita (minério de alumínio), entre outros recursos. Os recursos naturais não renováveis, uma vez consumidos, eles não podem ser renovados, pelo ao menos num determinado tempo. Por essa razão, é extremamente importante que toda a sociedade tenha consciência de que é preciso usar os recursos naturais de forma racional, para que as gerações futuras não sejam prejudicadas e possam também fazer uso de tais recursos que a natureza oferece a nós seres humanos. Preservar e conservar os recursos naturais é