recursos naturais da africa
1- Minerais e Minérios
Por uma questão de fato, sempre que a riqueza da África do Sul, de recursos naturais é mencionada, as pessoas pensam automaticamente nos minerais e minérios escondidos abaixo da superfície da terra. Originalmente, o conjunto de economia foi construído em mineração.
O país é um fornecedor líder de uma variedade de minerais e produtos minerais que são exportados para 87 países. Cada ano, cerca de 60 minerais diferentes produzido a partir de mais de 700 minas de ouro, platina, carvão de diamante dominando as exportações e os ganhos da receita. Existem também importantes jazidas de ferro e cobre.
Recursos Naturais do Continente Africano
A África é explorada desde o século XV e ainda hoje representa uma fronteira propícia à exploração. Os recursos minerais do continente são atrativos e muitos países vêm se interessando em explorá-los. A África possui 75% do cobalto, dois terços de diamantes e mais da metade do ouro do planeta.
Além desses recursos, vejamos os demais e onde estão suas principais ocorrências.
Ouro - ocorre principalmente na África do Sul, Serra Leoa, Costa do Marfim Zimbábue.
Bauxita - as principais jazida estão em Guiné Bissau, Guiné, Serra Leoa e Gana.
Diamante - Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana e Senegal.
Petróleo - o grande destaque é para os países do Golfo da Guiné, incluindo Angola (Gabão, Nigéria, Guiné Equatorial) além de Egito, Líbia, Sudão, Chade e Argélia.
Gás natural - Egito, Líbia, Argélia e Guiné Equatorial.
Carvão mineral - África do Sul, Zimbábue e Zâmbia.
Urânio - Marrocos, Níger e Suazilândia.