GESTÃO FINANCEIRA
Ação ordinária (ON)
1 - São as menos negociadas. Dão direito a voto na Assembleia Geral (AGE ou AGO), o que permite participar da eleição da diretoria (conselho) da empresa que emitiu. No entanto, quando ocorre uma distribuição de dividendos, os proprietários de ações ordi-nárias só os receberão depois que os titulares das ações preferenciais tenham recebido o seu percentual fixo.
Economia Uol, Ação Ordinária. Disponível em: . Acesso em: 15 de Abril de 2014.
2 - Ação ordinária (ON)
De acordo com Gitman (2003, p 50) uma empresa pode obter capital próprio, ou parti-cipação acionaria, vendendo ações ordinárias ou preferenciais. Os verdadeiros donos de empresas comerciais são os acionistas ordinários. Esses são chamados ás vezes de donos residuais, porque recebem o que resta – o resíduo – depois que todas as reivindicações sobre o lucro e os ativos da empresa foram satisfeita. Eles só têm uma garantia: não podem perder mais do que investiram na empresa. Como resultado dessa posição geralmente incerta, os acionistas ordinários esperam ser compensados com dividendos adequados e, em última instância, ganhos de capital.
Gitman, Lawrence Jeffrey / Administração Financeira: Uma Abordagem Gerencial. –São Paulo: Addison Wesley, 2003
Comentário: É uma ação que dá direito ao voto na assembleia geral, porém a preferen-cia quando há a divisão de dividendos é para quem tem a ação preferencial.
Ação preferencial (PN)
1 - São as mais negociadas. O proprietário destes papéis tem o direito a um percentual fixo dos lucros e os recebe antes que os acionários titulares de ações ordinárias. No en-tanto, não têm direito a voto na eleição da diretoria. Algumas empresas diferenciam as séries de papéis lançados no mercado por letras, como por exemplo PNA, PNB, PNC.
Economia Uol, Ação Preferencial. Disponível em: . Acesso em: 15 de Abril de 2014.
2 - Ação preferencial
De acordo com Gitman (2003, p 52) as ações preferenciais dão a seus detentores certos privilégios que