Recursos minerais
Natureza e recursos naturais não são sinônimos.
Recursos naturais são elementos da natureza transformados pela sociedade a fim de satisfazer suas necessidades econômicas e culturais.
No séc XIX, jorrava petróleo em alguns poços da Pensilvânia mas eram descartados ou vendidos como remédio para reumatismo.
A relação entre as sociedades e a natureza é medida pelos sistemas técnicos.
Recursos renováveis e não renováveis O estoque de recursos pode ser dividido em dois grupos: Renováveis e não renováveis
Alguns podem ser repostos ou reproduzidos pela natureza ou trabalho humano, entre eles, alguns recursos minerais como a água e o solo, e a totalidade dos recursos biológicos, como as florestas, os pastos, os vegetais cultivados, etc. Por serem passivos de reposição, muitos deles foram considerados renováveis, mas com o mau uso, alguns estão próximos do esgotamento.
O petróleo é a maior e mais importante descoberta tecnológica do século XX.
Os principais recursos minerais e sua utilização
Recursos minerais são materiais rochosos utilizados pelo homem que compõem a parte superficial da crosta terrestre, chamada litosfera.
Rochas são o conjunto mineral consolidado, resultante da associação de 8 elementos químicos: oxigênio, silício, alumínio, Ferro, cálcio, sódio, potássio e magnésio.
Minérios são minerais empregados na atividade econômica.
Os metálicos formam-se no processo de solidificação do magma no interior das rochas plutônicas.
Se diferenciam pela ação da temperatura e pela profundidade em que ocorre a solidificação do magma
Distribuição dos recursos minerais
Em terrenos cristalinos é possível encontrar pedras preciosas e minérios metálicos ( Ferro ou alumínio )
Em áreas sedimentares é possível encontrar minérios metálicos, pedras ornamentais, Cascalho ou combustível fóssil, pois resultam de processos de deposição de sedimentos e restos orgânicos.