ESTUDO DE C LULA N 01 PARADOXOS
(Sugestão)
Tempo: Menos de 5 minutos.
Material: Um molho de muitas chaves e um cadeado.
Desenvolvimento: O líder pede para cada um do grupo tente abrir o cadeado, deve-se observar quem escolhe a chave mais adequada para abrir o cadeado e quem pega qualquer uma e se frustra com cada escolha.
Moral: Do que adianta ter tantas chaves, tantas coisas, se só uma pode abrir e nos dar o que precisamos?
ESTUDO DE CÉLULA Nº01 – PARADOXOS
Hoje vamos refletir sobre um tema simples e ao mesmo tempo complicado. Vamos falar sobre paradoxos. Mas o que é isso? De acordo com o dicionário Aurélio, paradoxo é uma “afirmação aparentemente contraditória e, no entanto, verdadeira”.
Um bom exemplo de paradoxo é: “falo melhor quando me calo”. Outro exemplo seria: “a melhor improvisação é aquela que melhor é preparada.”.
Reparem que há contradições nas frases, mas que fazem sentido. Em outras palavras, poderíamos dizer que paradoxo é aquilo que foge da logica.
TÁ NA BÍBLIA
Mateus 19.16-26
CLAREANDO O ASSUNTO
O texto de Mateus 19.16-26 apresenta um paradoxo. Esta parábola é conhecida como “A parábola do jovem rico”, mas em nosso encontro vamos nomeá-la de a “parábola do jovem pobre”, pois o paradoxo que vemos nesse texto é que o jovem era tão pobre que tudo o que tinha era dinheiro. Paradoxal, não? Ele tinha tudo e ao mesmo tempo nada, pois lhe faltava o maior bem, Jesus Cristo.
Assim é o ser humano, ele pode ter tudo – fama, dinheiro, sucesso, mas se não tem Cristo, ele não tem nada.
E falando em Jesus, ele também ensinou sobre muitos paradoxos – o maior é o menor, ou então quanto mais damos, mais recebemos.
O X DA QUESTÃO
Baseado no texto bíblico, vemos que o X da questão não é ter posses incontáveis. Além das posses, o jovem tinha conhecimento. Ele sabia os mandamentos, mas algo ainda lhe faltava. O X da questão nessa parábola se resume em poucas palavras, ou seja, Jesus é o maior tesouro que alguém pode ter.
PARE E PENSE
Você concorda com a afirmação: “o jovem era tão