recursos materiais
Ar comprimido é oar que respiramos compactado por meio mecânico, confinado em um reservatório a uma determinada pressão. Indispensável na industria é utilizado em diferentes processos de fabricação, são instalados em equipamentos pneumáticos especificos.
Vantagens do uso do ar comprimido
Se encontra em grande quantidade na atmosfera e como é acondicionado em reservatórios seu transporte é fácil de se realizar podendo ser utilizado sempre que necessário.
Mesmo em situações termicas estremas é seguro de ser trabalhado.
Pode ser utilizado em ambientes que apresentem risco de explosão ou incêndio.
Caso ocorra vasamento em um equipamento pneumático não haverá risco de contaminação pois o sistema de filtragem torna o ar comprimido limpo, evitando a poluição ambiental.
O ar comprimido permite alcançar altas velocidades de trabalho, pois as ferramentas e máquinas são protegidas contra as sobrecargas de pressão.
Desvantagens do uso do ar comprimido
Alto custo.
Não é possivel manter uniforme e constante a velocidade dos atuadores pneumáticos.
O escape do ar para atmosfera gera muito ruído obrigando os funcionários a usarem silenciadores.
A mistura do ar com o óleo residual que sai dos compressores pode apresentar perigo de explosão.
Rentabilidade do ar comprimido
Deve-se considerar os custos de produção e os investimentos para que o equipamento passe a produzir em ritmo econômico, em razão da automatização barateando o produto.
COMPRESSORES
São necessários para a produção de ar comprimido. Eles comprimem o ar até a pressão de trabalho desejada. A maioria dos acionamentos e comandos pneumáticos funciona através de uma estação central de distribuição de ar comprimido.
Para a produção e o consumo do ar, devem ser consideradas ampliações e futuras aquisições de novos equipamentos pneumáticos. Uma aplicação posterior da instalação torna-se muito cara.
O ar limpo livre de impurezas e particulas de água dão vida útil maior tanto