fichamento
Em 15de Março de 1974-o General Ernesto Geseil se torna o 4º presidente do regime militar e dá inicio a “transição democrática no Brasil”.A escalada de protestos em 68 tinha levado ao endurecimento do governo militar e também a uma radicalização da luta política;setores da esquerda partiram para luta armada com atentados terroristas e sequestros na cidade e a guerrilha na selva e na região do Araguaia.
Em 1969,o seqüestro do embaixador americano,permitiu que a esquerda conseguisse a libertação de 15 presos políticos e a divulgação d um manifesto contra a ditadura e toda a mídia brasileira .Os militares reagiram intensificando a repressão.Os dois principais líderes da guerrilha Carlos Mariquela e Carlos Lamarca foram mortos.
Em 1970 o regime militar chegou ao alge presidente era o General Emilio Médice,e a palavra de ordem era”BRASIL AME-O OU DEIXE-O!”
O modelo econômico implantado em 64 já dava sinais de esgotamentos e a oposição ao regime aumentava .então assim que assumiu Geseil enfrentou a resistência da linha dura. Em 75 torturas a jornalista aconteciam com freqüência
Gesiel afastou o general EdnardoTarlamelo do comando de São Paulo , e também conseguiu afastar o General Silvio Frota do ministério do exército. A idéia era neutralizar o grupo mais altóritario das forças armadas e iniciar uma transição lenta,gradual e segura para inicio da democracia no Brasi.
A “abertura” como era chamada a política de Geseil enfrentaria muitos testes.em 78 os operários voltaram a cenário da política com protestos e grandes greves na grande região abc,os movimentos eram liderado pelo metalúrgico Luis Inácio Lula da Silva.
Em 79 o general João Batista Figueiredo assume a presidência,ele tinha sido escohido por Gesiel para dar continuidade a política de” abertura”.
Com o bipartidarismo e a aprovação da lei de anistia.os exilados retornaram.Leonel Brizola,Fernado Cadera,Luis Carlos Prestes.lideres histórico do comunismo.