Recursos hídricos formas de utilização e bacias arreica, endorreica e exorreica
R: Como já dito, o Brasil é um dos países que tem mais abundância de recursos hídricos, porém boa parte desse recurso não é aproveitado corretamente.
Sabendo-se que 80% do consumo total de água do Brasil vai para a agricultura, 6% vai para as indústrias, 2% para mineração, e apenas 12% é para uso doméstico. Isto é de toda agua tratada que temos, só podemos pegar 12% o resto vai para outros setores.
Se aprofundando um pouco mais nos setores industriais e no setor de agricultura, a água é usada muito utilizada, porém nem sempre é tratada corretamente, isto é, ela é poluída e jogada de volta nos rios ou lagos próximos contendo poluentes químicos como agrotóxicos ou reagentes para limpeza.
2- Existem três tipos de bacias hidrográficas, sendo elas arreica, endorreica e exorreica, comente como os processos de erosão por transporte atuam nesses três diferentes tipos de bacia.
R: Primeiramente bacia arreica é aquela que a corrente de água não tem direção certa, ou seja, desaparecem evaporando ou infiltrando no solo, o luar mais comum disso ocorrer é em rios de deserto. A erosão neste é que quando em período de seca ou em algum outro fenômeno que faça com que a água desapareça, faz com que o caminho em que a corrente da água passa, se torne um buraco ou uma ‘valeta’ cada vez maior.
Bacia endorreica é aquela que a corrente vai desaguar dentro do continente, que por este motivo pode levar a formar um rio, lagos, lençóis freáticos ou até mesmo outra bacia. A erosão causada por esse tipo de bacia é os sedimentos são carregados e ficam em baixo do rio ou lago criado, ou seja, a corrente leva esses sedimentos até o lago, e no lago eles se acumulam e fazem o rio ou lago ficar mais comprido e menos fundo.