Recursos humanos
A provisão de recursos humanos é a porta de entrada dos talentos, das pessoas na organização, sendo o responsável pela busca no mercado.
1.1. O Subsistema de Suprimento de RH em relação ao sistema de Administração de Recursos Humanos.
A busca constitui em fazer o planejamento de RH, recrutamento e seleção de pessoas.
1.2. O Ambiente Organizacional.
Um dos primeiros passos verificar o tipo de sistema organizacional se é aberto ou fechado, pois nenhum sistema atua livremente e tem suas restrições, limitações, só é possível reconhecer quando há um entendimento do ambiente organizacional.
A organização para tomada de decisões avalia seu ambiente interno e externo e verifica suas necessidades de entrada e saída desde insumos, capital e até pessoas.
Em termos de provisão tem dois mercados bem distintos, mas ao mesmo tempo entrelaçados: mercado de trabalhos (as organizações), mercado de recursos humanos (os candidatos).
1.3. O Mercado de trabalho.
O mercado de trabalho é formado pelas ofertas trabalho ou emprego oferecido pelas organizações, funciona com a relação de oferta e procura, existem três situações possíveis de serem encontradas:
1.3.1 Grandes ofertas de emprego por parte das organizações e falta de candidatos para preenchê-las. Trazendo algumas consequências, exemplos:
No caso das organizações, os critérios de seleção são mais flexíveis; as ofertas salariais mais estimulantes; forte concorrência entre as organizações na guerra de busca de talentos etc.
No caso dos candidatos, podem escolher e selecionar as organizações para buscar as oportunidades; se sentem donos da situação e passam a reivindicar aumentos salariais e melhores beneficio; etc.
2- A oferta de emprego tem equilíbrio com o volume de candidatos.
3- Poucas ofertas de emprego por parte das organizações, e grande quantidade de candidatos para preenchê-las. Trazendo algumas consequências, exemplos:
No caso das organizações, os