Recursos humanos
Com frequência, os jornais publicam matérias sobre o déficit ou o superavit da balança comercial brasileira. E muitas pessoas têm dificuldade em compreender o que isso significa. Os termos déficit, superavit, balança comercial fazem parte de uma área de conhecimento específico.
Balança commercial
Por balança comercial compreendemos a relação entre o que um país exporta e o que ele importa. Quando o total das exportações é superior ao total das importações, o saldo é positivo. Dizemos, então, que há um superavit comercial. Quando as importações superam as exportações, o saldo é negativo. Nesse caso ocorre um déficit comercial. Portanto, a balança comercial favorável (saldo positivo) ou desfavorável (saldo negativo) indicará a diferença entre as exportações e as importações de uma nação.
De colônia a país subdesenvolvido Industrializado
As características do comércio exterior brasileiro acompanharam as mudanças da participação do nosso país na Divisão Internacional do Trabalho (DIT).A principio, como colônia (1500-1822), e depois como país subdesenvolvido, os principais itens da nossa pauta áe exportações foram produtos primários (açúcar, ouro, café). Com o início do processo de industrialização em 1930, além dos produtos do setor primário, o Brasil passou a exportar também produtos do setor secundário, Do mesmo modo, excluiu de sua lista de bens importados muitos produtos que começou a industrializar.
De 1930 até hoje, a política do governo brasileiro com relação ao comércio exterior teve dois períodos distintos:
- 1930-1990-substituição de importações;
- 1990-2001 - liberalização das importações.
Substituição de importações
Como já vimos, o Brasil industrializou-se adotando o modelo que consiste em fabricarmos próprio país o que antes importava. A política marcante desse período foi o protecionismo, isto é, taxar produtos importados para que não competissem com os bens produzidos