Recursos humanos
Comportamento Organizacional ou CO é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações, ou seja, a compreensão do comportamento humano individual e dos grupos em situação de trabalho. O comportamento organizacional estuda basicamente três ramos do comportamento das organizações, são eles: indivíduos, grupos e estrutura. Particularmente, são investigadas questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflitos no trabalho, rotatividade, absenteísmo, produtividade, desempenho humano, administração, entre outros temas, que tem o objetivo de as organizações trabalharem mais eficazmente.
No comportamento organizacional, existem dois tipos de sistemas, o sistema aberto e o sistema fechado. Sistemas abertos são aqueles que interagem com o seu meio ambiente e são influenciados por forças externas, já os sistemas fechados são aqueles completamente autossuficientes e que não envolvem qualquer interação com o meio ambiente, mas, nenhum sistema, entretanto é considerado totalmente aberto ou fechado.
Segundo Morin (2008), no sistema fechado não há fonte energética nem material exterior a ele próprio. Como exemplo, ele cita uma pedra ou uma mesa que está em estado de equilíbrio onde não há troca de matéria nem de energia com o exterior, sendo esta nula.
Para Mariotti (2007), os sistemas abertos, embora dependentes do ambiente com o qual mantém intercâmbio, bem como com outros sistemas “iguais, superiores ou subordinados, são autônomos e auto sustentáveis, ou seja, os sistemas abertos são, ao