recursos humanos
“A história das coisas”
Pelotas-RS
2014
A história das coisas
O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria, os componentes do espaço intergaláctico, as partículas subatômicas, e energia. O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza. O universo observável tem de raio de cerca de 46 bilhões de anos-luz, estas observações sugerem que o universo é governado pelas mesmas leis físicas e constantes durante a maior parte de sua extensão e história, portanto podemos dizer ao passar dos anos tudo se tem seu começo, meio e fim.
A história das coisas é um documentário de mais de 20 minutos, apresentado por Annie Leonard; identifica a relação entre os problemas sociais e meio-ambiente, e atenta para a urgência em encontrarmos novas formas de criar um planeta mais sustentável e de como colaboramos diariamente para destruir o planeta. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, a compra e o descarte, até chegar ao lixão. É explicado com desenhos (toscamente) animados, e numa linguagem simples que se torna interessante e compreensível até para crianças pequenas. Explicita que na extração se destrói arvores, arrebatam-se as montanhas, consome-se muita agua e exterminam-se os animais. As matérias primas então seguem para a produção onde se utiliza energia para misturas químicas tóxicas para resultar em produtos contaminantes. Porém não sabemos o impacto total deles na saúde e no meio ambiente já que os testes não são totalmente eficazes, há vários produtos que utilizamos que contem neurotoxinas acumulando ao logo da cadeia alimentar.
Ao contrário do que se imagina os trabalhadores das fabricas são os que mais sofrem e são prejudicadas com essas toxinas, as