recursos humanos
Para melhor compreendimento no caso que envolve o banco HSBC relataremos o ocorrido de forma clara que enfatiza o atentado de perda de privacidade de seus funcionários, e como uma liderança má administrada repercute toda uma organização e traz consequências para a mesma.
Também falaremos o quanto a sociedade da informação e do conhecimento é importante para uma boa administração empresarial e como a má utilização dela pode acarretar em consequências indesejáveis.
DESENVOLVIMENTO
O banco HSBC ao cometer o ato de indiscrição, violação de privacidade, imoralidade e antiética trouxe uma enorme e abrangente polemica, tanto para com os seus funcionários como também a terceiros, ao cometer tal ato fundiu sua reputação e adquiriu prejuízos notórios tanto economicamente, como também socialmente, colocando assim sua imagem a julgamento público. De acordo com Japiassu e Marcondes (2001, p. 93) ética é a parte da filosofia pratica que tem por objetivo uma reflexão sobre os problema fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, etc.), mas fundada no estudo metafisico do conjunto das regras de conduta consideradas com universalmente válidas.
O mais agravante na referida situação é de se tratar de uma instituição organizacional que envolve numerosa quantidade de pessoas que necessitam de uma empresa competente que visa a melhoria da mesma em um todo, ou seja ao obter uma gestão inadequada e imprópria o banco HSBC trouxe uma turbulência entre seus envolvidos. Segundo Davel e Vier (2001, p. 108) Abordagens mais recentes sobre liderança enfatizam a necessidade de aprofundar o conhecimento dessa problemática considerando como um relacionamento, uma reciprocidade entre lideres e seguidores nos planos