Recursos Humanos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 conclusão 14 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema principal o Horário Flexível nas Empresas, onde em uma época que as empresas buscam colaboradores mais criativos e assíduos, o cumprimento de horário - ainda que seja um indicador de produtividade - não está incluído em todas as empresas. A ideia é abolir de vez o cartão de ponto e deixar por conta de chefes e funcionários a negociação sobre o horário mais adequado para que cada um exerça a sua atividade com mais produtividade e prazer.
As vantagens são óbvias: sem as amarras do relógio, o colaborador passa a se dedicar para cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diária. Por isso mesmo, os profissionais liberais e aqueles que trabalham com tecnologia são os mais beneficiados pelos horários de trabalho diferenciados.
Vários exemplos são citados e com isso, as vantagens e desvantagens do horário flexível serão destacadas e também como funciona o grupo e a equipe dentro de uma organização.
2 DESENVOLVIMENTO
A flexibilização de entrada e saída dos funcionários é feita em diferentes formatos pelas organizações, levando em conta a cultura de cada companhia. Não existe uma regra geral porque tudo vai depender das necessidades de cada empregado e empregador, e já existe no Brasil há mais de dez anos.
A IBM é a multinacional de tecnologia pioneira a oferecer horários de trabalho flexíveis no Brasil. No começo dos anos 2000, a empresa foi uma das primeiras a permitir que alguns funcionários (especialmente os vendedores e os consultores) trabalhassem fora da sede. Com o tempo, a companhia adotou outros programas, que vão desde o sistema de home office, no qual o empregado trabalha 80% de seu tempo em casa, até um sistema chamado