Recursos Humanos
Artigo de complementação – SITE: rh.com.br
Estresse, trabalho e qualidade de vida na Gestão de Pessoas
Por Paulo Araújo para o RH.com.br
Creio que nunca trabalhamos tanto como nos últimos tempos. Equipes enxutas, multifuncionalidade e mais tecnologia. Tudo parece ser feito para nos manter ocupados e sempre ligados às questões profissionais.
Penso que é justamente por isso que temos de planejar nossa qualidade de vida e incluir este item em nossa agenda. É uma forma de estar preparado para a pressão, estresse e a longas jornadas de trabalho. Mas, por que é importante pensar no quesito qualidade de vida?
Horas trabalhadas - Para crescer na carreira é preciso trabalhar muito, fazer muita hora extra e, às vezes, longas jornadas. A questão é você ter resposta para a pergunta: "Tudo isso vale mesmo à pena?". Com o tempo e com a maturidade você vai aprender a lidar melhor com o assunto horas de trabalho, mas tem uma determinada fase da vida em que trabalhamos muito mais do que queremos.
Não esqueça a família - Quando estiver fora do trabalho dedique uma atenção toda especial para a sua família. Procure sempre ter atividades divertidas com os filhos e nunca deixe de ter um tempo a sós com o seu marido ou sua esposa. De tempos em tempos um jantar naquele restaurante especial, um cineminha, sair para dançar serão momentos sempre bem-vindos. Não deixe o relacionamento esfriar.
Cuide de seu corpo - Saúde é tudo. O seu corpo é como uma máquina que sempre deve ter e precisa receber cuidados especiais. Pratique um esporte de forma continuada. São tantas as opções que nem vale à pena enumerar. Tenha uma postura preventiva em relação à sua saúde, cuide bem de sua alimentação e evite exageros em encontros ou festividades da empresa ou em outras ocasiões. Caso não tenha tempo para nada e também não goste de se exercitar faça pequenas trocas. Ao invés do elevador, utilize a escada e suba alguns andares. Na hora do almoço caminhe por pelo menos quinze