Recursos humanos
Em função da racionalidade organizacional, da filosofia e cultura organizacional surgem as políticas. A política básica de recursos humanos de uma organização é assegurar a existência de recursos humanos adequados motivados para as suas operações, presentes e futuras. As políticas são guias para a ação que estabelecem o código de valores éticos da organização, a partir das políticas de Recursos Humanos se definem os procedimentos a serem implantados na empresa.
As políticas de RH, em longo prazo, se bem delineadas e desenvolvidas, podem levar às conseqüências de: aprimoramento das técnicas de administração de RH; aplicação de princípios sadios de administração; adequação de salários e benefícios sociais às necessidades do pessoal; retenção de recursos humanos qualificados e altamente motivados dentro da organização; garantia da segurança pessoal do trabalhador em relação ao emprego e às oportunidades dentro da organização; e obtenção de efetiva participação dos empregados.
Algumas das práticas e políticas da Administração de Recursos Humanos são: conduzir análise de cargo; prever as necessidades de trabalho e recrutar candidatos; selecionar candidatos; orientar e treinar novos funcionários; gerenciar recompensas e salários; oferecer incentivos e benefícios; avaliar o desempenho; comunicar-se; treinar e desenvolver; e construir o comprometimento do funcionário.
De acordo com STEPHEN (2007, PAG. 398) “O objetivo é adequar as características individuais (capacidade, experiências etc.) aos requisitos do trabalho. Quando a administração fracassa na adequação correta, tanto o desempenho como a satisfação dos funcionários são prejudicados“
• 2.1 O Sistema de Recursos Humanos e seus Subsistemas
O sistema de Recursos Humanos é organicamente composto por um conjunto de subsistemas, e estes correspondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. Cada empresa pode desenhar o seu sistema de acordo com o seu