Recursos humanos
Os planejamentos de RH esta confinado nos níveis mais baixos da organização, Mas ah um aspecto importante no planejamento de RH: Nem sempre a organização conta com 100% dos seus efetivos. As pessoas faltam trabalho ou saem da organização fazendo com que o contingente nem sempre esteja completo em sua atividade.
Assim o planejamento de Rh precisa considerar a rotatividade e absenteísmo do pessoal.
• Rotatividade de pessoal
O termo é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente. O ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e saem da organização. Um dos problemas que atualmente vêm preocupando os executivos as área de RH das organizações é a intensificação das saídas ou perda de recursos humanos, provocando a necessidade de compensá-las por meio da intensificação das entradas.
1)Rotatividade provocada pelas pessoas: quando os desligamentos ocorrem por decisão e iniciativa dos funcionários.
2)Rotatividade provocada pela organização: quando o desligamento é feito pela organização afim de fazer a substituição no sentido de melhorar o potencial humano existente ou para reduzir o efetivo de pessoal para redução de operações ou redução de custo.
• Diagnóstico das causas da rotatividade de pessoal
O sistema é eficaz na medida em que alcança esses objetivos com um mínimo de recursos, esforços e tempo. Um dos principais problemas na gestão de um sistema é medir e avaliar o alcance de resultados e a adequada utilização de seus recursos. A rotatividade de pessoas não é uma causa, mas o efeito ou consequência de certos fenômenos localizados dentro ou fora da organização que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal.
• Entrevista de desligamento
A entrevista de desligamento constitui um dos meios principais meios de controlar e medir os resultados da política de RH desenvolvida pela organização. Algumas organizações aplicam a entrevista de desligamento apenas em