Recursos humanos
Título: A organização do Trabalho.
Objetivo: A organização do trabalho é uma área de pesquisa bastante ampla estudada sob a perspectiva de diferentes disciplinas, como as Ciências da Engenharia, a Administração, a Sociologia a Administração, a Sociologia e a Psicologia. De acordo com Fleury e Vagas (1983) as três principais escolas de organização do trabalho são Administrações Científicas (Taylorismo e Fordismo), o enriquecimento de cargos e os grupos semi - autônomos. A essas escolas principais, deve-se ainda incluir o sistema Toyota de produção, que consolidou mais recentemente como uma alternativa de estruturação da produção.
A obra de Taylor propõe que a definição do método de trabalho passe a ser uma atribuição da gerência a não mais uma escolha do operário. Assim, cabe à gerência analisar a forma como o trabalho è executado, eliminar movimentos inúteis e fixar a melhor forma de executar cada tarefa. Para prescrever os métodos de trabalho é executado, eliminar movimentos inúteis e fixar a melhor de executar cada tarefa.
A partir da década de 40, uma série de pesquisas empíricas em organizações formulou a hipóteses mais consistentes sobre a motivação no trabalho, questionando as hipóteses.
Anteriores de Taylor sobre a motivação e produtividade. A solução proposta para as questões levantadas é apresentada num conjunto de idéias que se convencionou chamar de enriquecimento de cargos.
Justificativa: As organizações assumem diferentes formas organizacionais em diferentes ambientes e em diferentes épocas. Mais do que é isso, as organizações, durante sua existência ,decorrem cinco fases distintas .
Fase pioneira: É fase inicial da organização pelos seus fundadores ou empresários . Com os poucos procedimentos estabelecidos, a capacidade de empresa para realizar inovações é bastante elevada
Fase de Expansão: É fase em que a organização cresce e expande suas atividades intensificado suas operações e aumentando o