Recursos hidrológicos
Conceito de aquífero e sua formação
Um aquífero é uma formação geológica que permite a circulação e armazenamento da água nos seus interstícios e fissuras, possibilitando a exploração ou captação pelo Homem de forma economicamente rentável.
Devido á precipitação a água acumula-se na superfície terrestre concentrando-se em linhas de água, e com a acção da força da gravidade, a água infiltra-se no solo. Após a infiltração, a água que não fica retida por capilaridade atinge a zona de saturação das formações geológicas onde se vai movimentar até ficar armazenada, fazendo parte das águas subterrâneas.
Porosidade- Corresponde aos espaços vazios entre os grãos e cristais das rochas, que depende da dimensão e forma dos grãos, e do grau de compactação do material geológico. Quanto maior os espaço entre os grãos, maior a porosidade da rocha. As rochas sedimentares são as que apresentam maior porosidade, principalmente as argilas, arenitos e calcários, enquanto que as rochas magmáticas e rochas metamórficas apresentam uma porosidade muito menor, pois têm uma densidade maior o que consequentemente faz com que sejam mais compactadas. Pode-se dividir, se acordo com a porosidade, as formações geológicas em dois grupos:
Rochas porosas- São tipicamente rochas sedimentares de origem detrítica, consolidadas ou não. Se o conjunto dos grãos apresentar uma granulometria muito semelhante, a rocha terá uma porosidade elevada, se houver uma grande variação na granulometria dos grãos, os poros serão menores, logo a rocha apresentará menor porosidade.
Rochas fissuradas- Podem ser de origem diversificada. Os espaços vazios nestas rochas são designados de fissuras ou fracturas dependendo do seu grau de desenvolvimento. Estas fracturas podem ser originadas devido a acções mecânicas, (por exemplo movimentos tectónicos) ou devido a acções químicas (por exemplo dissolução de carbonato de cálcio nas rochas carbonatadas), formando-se habitualmente em grutas, por